O sucesso na perda de peso em pacientes com obesidade em estágios avançados sem intervenções cirúrgicas tem baixíssimos índices de sucesso. Frequentemente você se encontra lutando contra o seu peso por longos períodos, com oscilações de peso frequente e sentindo-se preso a um ciclo de ganho de peso. Além disso, nesses estágios você já se submeteu a várias estratégias para perda de peso, como diferentes dietas e por vezes diferentes medicamentos, e percebe que o seu peso continua aumentando. A cirurgia bariátrica pode ser uma ferramenta útil para ajudá-lo a quebrar esse ciclo vicioso de ganho de peso, alcançar perda de peso sustentada a longo prazo e melhorar sua qualidade geral de saúde e de vida.
Atualmente já esta bem estabelecido que a intervenção cirúrgica é o tratamento mais efetivo para alcançar uma perda de peso sustentada em longo prazo para paciente com obesidade avançada. A cirurgia altera a anatomia intestinal e com isso modifica as sinalizações de fome e saciedade além de alterar os padrões de gasto energético (ver como a cirurgia funciona). Dezenas de estudos clínicos randomizados compararam os resultados da cirurgia bariátrica com tratamento não-cirúrgico e todos favoreceram a estratégia cirúrgica como mais eficaz para o controle do peso e remissão de doenças associadas.
Eu sou candidato a cirurgia baríatrica?
A cirurgia bariátrica, apesar de ser o tratamento mais efetivo para o controle do peso e doenças associadas, ainda é reservada para estágio mais avançados de obesidade.
A indicação se baseia em 4 critérios: Índice de Massa Corpórea, idade, doenças associadas e tempo de doença.
Detalhamos os critérios de indicação no tópico (ver quem pode fazer a cirurgia bariátrica).